Repercutiu na internet | Vídeo de aglomeração e pessoas sem máscara durante vaquejada no Piauí

Uma vaquejada foi realizada nesse sábado (22) em Assunção do Piauí, município a 281 km de Teresina, e nas redes sociais circulam vídeos que teriam sido gravados durante o evento. As imagens mostram pessoas aglomeradas e sem máscara, desrespeitando decretos do Governo do Estado e orientações das autoridades da saúde para evitar o contágio da Covid-19.

Procurado, o o prefeito de Assunção do Piauí, Antônio Luiz Neto, “Netinho”, (PSD), informou que tomou conhecimento do evento nesse domingo (23) e repassou o caso para a Vigilância Sanitária. O gestor disse que vai identificar os responsáveis, ouvi-los e, possivelmente, multá-los.

Vídeo mostra aglomeração e pessoas sem máscara durante vaquejada no Piauí — Foto: Reprodução

Vídeo mostra aglomeração e pessoas sem máscara durante vaquejada no Piauí — Foto: Reprodução

O vídeo mostra dezenas de pessoas próximas umas às outras, contrariando a recomendação de distanciamento social para conter a contaminação pelo novo coronavírus. Além disso, algumas pessoas dançam agarradas, o que também não recomendado.

Situação da Covid-19 na cidade

De acordo com o painel epidemiológico Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), Assunção do Piauí registrou, até a noite de domingo (23), 117 casos de infecção pelo novo coronavírus.

A cidade teve um óbito pela Covid-19 até o momento. Em caso de hospitalização, os pacientes que residem em Assunção do Piauí devem se deslocar para Castelo do Piauí, localizado cerca de 90 km da cidade, ou, em casos de alta complexidade, para Campo Maior, distante cerca de 195 km.

Segundo a Sesapi, até a noite de domingo (23), o Hospital Regional de Campo Maior estava com 4 dos seus 18 leitos clínicos ocupados. Além disso, a unidade contava com quatro vagas em leitos de estabilização, o hospital possui cinco leitos desse tipo.

Não há leito de UTI na unidade, em caso de necessidade os pacientes devem ser transferidos para Teresina ou Piripiri.

Decretos no Piauí de isolamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Via G1 PI

Digiqole ad

Matérias relacionadas