PIO IX | Novo decreto determina dias de funcionamento para estabelecimentos comerciais

 PIO IX | Novo decreto determina dias de funcionamento para estabelecimentos comerciais

Diante dos crescentes casos do novo coronavírus em todo o estado do Piauí, a Prefeitura Municipal de Pio IX, mediante Decreto nº 027/2020 determina redução de serviços essenciais durante fim de semana.

Está permitido funcionamento nesta sexta e sábado para farmácias, panificadoras, borracharia, postos de gasolina, serviço de delivery, mercado, hospitais e postos de saúde. Para o domingo (17) estão permitidos a funcionar apenas as farmácias.

Proibição

Estão proibidas as venda de bebidas alcoólicas em estabelecimentos e delivery, e a livre circulação de transporte intermunicipal na sexta, sábado e também no domingo.

Fiscalização

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Natasha Arrais, a movimentação nas ruas e em estabelecimentos comerciais diminuiu por conta da fiscalização da vigilância e Grupamento de Polícia Militar, devido ao novo decreto expedido.

A equipe adotou critérios de interdição das principais ruas no centro da cidade com objetivo de evitar fluxo de pessoas e veículos.

“O movimento na cidade diminuiu consideravelmente. Hoje mesmo, tanto nos comércios essenciais quanto nas ruas, o movimento foi quase zero”, disse Natasha.

O comandante do GPM de Pio IX, sargento Hildomar, reforça que as diligências são realizadas desde o início da pandemia em conformidade com determinações. Além de outras datas, o policial disse que nesta sexta, as estratégias se estendem pelas ruas e nos pontos de acesso ao município.

“Tivemos acompanhando os comércios, recomendando os cumprimentos do decreto emitido pelo governo do estado juntamente com a prefeitura. Infelizmente esse vírus é um inimigo traiçoeiro e invisível. Temos trabalhado diuturnamente nesse combate desde que iniciou essa pandemia. Os policiais estão distribuídos na barreira e no centro comercial apoiando a Vigilância Sanitária”, destacou o comandante do GPM de Pio IX.

Desde o início da pandemia a gestão da prefeita Regina Coeli, vem adotando e cumprindo todas as medidas preventivas contra a Covid-19. São diversas ações já realizadas e com continuidade para evitar a proliferação dos casos no município.

“Não temos medidos esforços para o combate à Covid-19. Não vamos dar trégua. É um vírus invisível que não se pode jamais confiar. Tendo em vista a saúde de nosso povo, obedecendo os decretos, estamos tomando cuidados necessários com barreiras sanitárias, fiscalização de ruas, higienização, orientação. Não mediremos esforços de maneira nenhuma”, declarou.

Como medida de prevenção, comunidades da zona rural de Pio IX restringiram acesso, temendo o contágio pelo novo coronavírus. O assentamento São Luís interditou a entrada com equipe de guarda no portão. O assentamento Nova Esperança também restringiu o acesso à comunidade onde os moradores adquiriram uma chave cada do portão como controle de fluxo de entrada e saída.

Moradores restringem entrada no assentamento Nova Esperança

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (14), foi constatado 11 casos confirmados para Covid-19, 44 descartados, 55 notificados, 01 recuperado e nenhum suspeito.

 

cidades na net

Digiqole ad

Matérias relacionadas