Piauí: belezas naturais, culturais, arquitetônicas e históricas inigualáveis

 Piauí: belezas naturais, culturais, arquitetônicas e históricas inigualáveis

Conhecido mais pelo seu histórico econômico e social de vulnerabilidades e, por suas altas temperaturas [em especial Teresina sua capital], o Piauí começa a ser mais divulgado e conhecido por seus parques nacionais, culturais, históricos exuberantes, bem como pelo que tem de melhor: a hospitalidade de sua gente.

FOTO: JACINTO TELES/JTNEWSParnaíba na Rota das Emoções - Igreja da Graça

Parnaíba na Rota das Emoções: o turismo religioso pode ser sua opção, na foto o altar da Igreja da Graça de 1840

O Piauí precisa ser melhor visto pelo seu potencial turístico essencialmente natural, pois é repleto de belezas naturais transformadas em pontos turísticos inimagináveis, somente quem conhece pode mensurar a exuberância de todo esse valor, belo, histórico e cultural, que, nem mesmo a sua gente é detentora de tamanho conhecimento. Mas o Piauí, também dispõe de uma arquitetura histórica extraordinária.

FOTO: CONHEÇA O PIAUÍCachoeira do Covão

Cachoeira do Covão, Castelo do Piauí divulgada pelo Governo do Estado

O Estado abriga algumas das praias mais bonitas do país, apesar de ter apenas 66 Km de costa litorânia, localizadas principalmente em Luiz Correia, Parnaíba e Cajueiro da Praia.

FOTO: JACINTO TELES/JTNEWSLitoral do Piauí

Litoral do Piauí – Luis Correia

O destino mais conhecido do Piauí é o Parque Nacional da Serra da Capivara, a maior e mais antiga concentração de sítios pré-históricos da América. Segundo os mais entendidos no assunto, inclusive, o colunista do JTNEWSSilvio Barbosa, a Serra da Capivara é “uma região que tem tudo para virar um polo turístico mundial, já que agrega natureza exuberante, tesouros pré-históricos e dois museus modernos, que unem o lúdico e o saber através da tecnologia”.

FOTO: JACINTO TELES/JTNEWSLitoral do Piauí

O litoral dispõe de logística adequada para hospedagem – vista parcial do complexo turístico Carnaubinha

Além da Serra da Capivara, outros destinos como o Parque Nacional de Sete Cidades, criado com o objetivo de preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, e as inúmeras cachoeiras piauienses atraem turistas de dentro e de fora do Estado que as conhecem, porém pode atrair muito mais, desde que essas maravilhas cheguem ao conhecimento de mais e mais pessoas.

Além de diversos outros pontos importantes de visitação pública no Piauí, inevitavelmente não se pode deixar de mencionar a velha capital Oeiras… [esta merece uma reportagem especial pós Pandemia da COVID-19 que Deus permita esteja próximo do fim], tampouco a nossa Teresina cidade menina, aqui vários pontos lhe esperam, a exemplo do Encontro dos Rios [Poty e Parnaíba], Casa Odilon Nunes – Museu do Piauí [fundada em 1941, o casarão era a antiga residência do comendador Manoel Jacob Almendra, e também já foi sede do governo estadual]. Em 1980 foi restaurado e tornou-se cenário cultural.

FOTO: JACINTO TELES/JTNEWSKarnak

Palácio de Karnak fachada em arquitetura neoclássica – jardins de Burle Marx

Já o Palácio de Karnak, cujos jardins foram projetados pelo famoso paisagista brasileiro, Burle Marx, nascido em São Paulo, sua fachada principal branca é uma obra que remonta à arquitetura clássica e seu nome é em homenagem a um templo de mesmo nome que existiu no Antigo Egito (Karnak).

Em Teresina, segundo documentário organizado pelas arquitetas Michele de Moraes Costa e Nelcia Beatriz Fortes da Costa [quando ainda estudantes de arquitetura], há três projetos assinados por Burle Marx: os jardins do Palácio de Karnak (1972), os jardins do rio Poty Hotel (1983) e a Praça da Costa e Silva.

O Palácio de Karnak é uma construção datada do final do século XIX, onde desde 1926 funciona a sede oficial do governo do Estado [quando ainda era Província], e além dos jardins, possui em seu acervo de arte, registros do paisagista como pintor e gravurista. O Rio Poty Hotel foi o primeiro cinco estrelas da capital piauiense e referência de hospedagens e local para eventos nas décadas de 1980 e 1990.

O Youtuber Diogo Elzinga fez uma lista de lugares incríveis para conhecer no Estado do Piauí, o apresentador de forma bastante criativa e lúdica “vendeu” o Piauí como pouco já fizeram.

Confira o vídeo sobre o Encontro dos Rios Poty e Parnaíba em Teresina no Piauí na divisa com o Estado do Maranhão:

 

Fonte: JTNEWS

 

Digiqole ad

Matérias relacionadas