Pacientes de Covid-19 chegam a hospital no Piauí com quase 90% dos pulmões comprometidos

 Pacientes de Covid-19 chegam a hospital no Piauí com quase 90% dos pulmões comprometidos

O diretor clínico Justino Moreira, do hospital do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, informou que muitos pacientes de Covid-19 provenientes de cidades da região Sul do Piauí têm chegado à unidade de saúde com 80 a 90% dos pulmões comprometidos.

O gestor informou que o quadro mais avançado da doença pode dificultar o tratamento e aumentar a probabilidade de óbito e faz um apelo: que a população procure a rede de atenção básica assim que identificarem os primeiros sintomas.

“Na fase mais grave, o tratamento já não faz muita diferença e muitas vezes o paciente vai a óbito. A importância da atenção básica é fundamental para que o doente chegue no hospital Tibério Nunes em uma fase ótima para realizar o tratamento”, explicou.

Com base nos boletins divulgados pelo hospital, 13 mortes por Covid-19 foram registradas durante o mês de junho na unidade. Atualmente, sete pacientes ocupam leitos clínicos e outros sete ocupam as Unidades de terapia intensiva (UTI).

O hospital já registrou 99 casos de Covid-19 confirmados, 30 óbitos e 46 altas médicas.

Novo protocolo

Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano — Foto: Ascom/Sesapi

O hospital adotou um novo protocolo visando conter a proliferação do novo coronavírus. Segundo o diretor, devido à constante entrada de pacientes na unidade, a testagem de pacientes passou a ser realizada antes deles darem entrada na unidade.

O objetivo é evitar a contaminação de doentes em enfermarias e de profissionais de áreas que não atendem a Covid-19. “Mais de 50% dos pacientes são assintomáticos e acabam indo para enfermarias comuns, transmitindo para outros doentes e para a equipe”, afirmou Justino Moreira.

“A recomendação é que os pacientes referenciados a Floriano venham com o teste rápido, para que seja colocado no ambiente mais seguro para todos”, explicou o diretor clínico.

Fonte: G1 PI

Digiqole ad

Matérias relacionadas