Paciente é transferido de hospital em Parnaíba por falta de anestésico para cirurgia

 Paciente é transferido de hospital em Parnaíba por falta de anestésico para cirurgia

SÃO PAULO, SP, 07.10.2020 : Cloroquina e Hidroxicloroquina – O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou nesta terça -feira que os médicos estão liberados a prescrever cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento ao coronavírus (Covid-19) em pacientes com quadro moderado e grave da doença. (Foto: Roberto Costa/Código 19/Folhapress)

 

 

Um paciente com diagnóstico de apendicite aguda com peritonite difusa teve que ser transferido do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, para Teresina por falta de anestésicos para a cirurgia. No prontuário do paciente consta a necessidade de uma laparotomia exploratória (procedimento em que é feito um corte no abdômen do paciente) e a falta de “drogas adequadas para a realização do procedimento de forma segura”.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da  Saúde (Sesapi) informou que o país passa por restrições com relação a estoques de medicamentos sedativos, anestésicos e bloqueadores neuromusculares usados principalmente nas UTIs.

Esta é uma realidade de todo o setor público e privado. Para tanto o Fórum dos Governadores e o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde estão dialogando com o Ministério da Saúde para uma solução no mercado internacional, mediante ação da Organização Pan-americana de Saúde. A Secretária de Estado da Saúde, mesmo diante deste problema nacional, está conseguindo manter  o atendimento de seus hospitais, mediante constante procura e aquisição de estoques dos fornecedores locais e regionais”, informou a nota.

A falta de anestésicos compromete também o tratamento de pacientes infectados pela Covid-19. Nessa quinta-feira (25), o diretor do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Gilberto Albuquerque, declarou que o estoque de sedativos para entubação de pacientes infectados pelo vírus estava no limite. 

Graciane Sousa

gracianesousa@cidadeverde.com

Digiqole ad

Matérias relacionadas