Os Simpsons previram a grande explosão ocorrida em Beirute, no Líbano?

 Os Simpsons previram a grande explosão ocorrida em Beirute, no Líbano?

Circula nas redes sociais um vídeo mostrando uma suposta cena da série animada “Os Simpsons”, onde o personagem Homer compra um fogo de artifício ilegal. No entanto, sua utilização teria resultado numa “grande explosão semelhante a ocorrida em Beirute, capital do Líbano”.

Diversos perfis brasileiros (1,2), assim como estrangeiros (1,2) resolveram compartilhar esse vídeo, e se mostraram espantados com a situação.

Confira o vídeo abaixo:

Entretanto, será que “Os Simpsons” realmente previram a grande explosão ocorrida em Beirute? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Na verdade, o vídeo foi editado para incluir cenas distintas de dois episódios da série animada “Os Simpsons”, que não possuem nenhuma relação com o que aconteceu no Líbano.

O primeiro trecho, que vai até o ponto de Homer acender o pavio de um fogo de artifício ilegal na boca de um fogão foi retirado de “Summer of 4 Ft. 2“, o 25° episódio da sétima temporada. Ao contrário do que é mostrado no vídeo, não ocorreu nenhuma “explosão nuclear” após essa cena.

Confira o trecho completo abaixo:

Loading video

Já a cena da explosão nuclear foi retirada de “Treehouse of Horror XV” (um dos vários episódios que apresentam mini-histórias), o 1° episódio da décima-sexta temporada. Novamente, não há nenhuma referência a Beirute ou ao Líbano nesse episódio.

Confira-o abaixo:

Loading video

Uma Questão de Contexto

Cabe destacar que no episódio “Summer of 4 Ft. 2” Homer compra um fogo de artifício ilegal chamado “M-320” (semelhante a uma bomba), numa lojinha de conveniência chamada Li’l Valu-Mart, cujo proprietário é um indiano. É possível notar, no entanto, que muito do que é armazenado num quartinho dos fundos da loja não se trata apenas de “fogos de artifício”. O objetivo de Homer era celebrar o Dia da Independência dos Estados Unidos, que é comemorado no dia 4 de julho. Portanto, nenhuma referência a Beirute ou ao Líbano.

E-farsas

Digiqole ad

Matérias relacionadas