“Nós já passamos do pico do Covid-19”, afirma prefeito Firmino Filho em entrevista

 “Nós já passamos do pico do Covid-19”, afirma prefeito Firmino Filho em entrevista

O programa Bom Dia Meio Norte conversou através de vídeochamada na manhã desta segunda-feira, 13 de julho, com o prefeito de Teresina, Firmino Filho, que falou sobre o pico do coronavírus na capital e a retomada das atividades econômicas de forma gradual e segura.

PICO DA PANDEMIA

Segundo o prefeito, o pico do vírus na cidade já passou e agora estamos no ‘segundo tempo do jogo’. “Nós temos tomado buscar as melhores decisões para a imensa maioria da cidade, nossa responsabilidade é para essas pessoas em busca de preservas vidas. Mas em que momento nós estamos hoje? Se fosse um jogo de futebol, nós já estamos no segundo tempo, as estimativas são de que o pico dessa doença foi do dia 21 a 29 de junho, nós tivemos por duas semanas uma redução pequena, mas já quebrando o índice. Foram duas semanas com redução do numero de óbitos, duas semanas com a redução da quantidade de pessoas que procuram a rede pública de saúde, ou seja, existem dados que comprovam que nós já passamos do pico, agora temos que sair mais rápido desse pico fazendo um fortalecimento das ações de isolamento social”, declarou.

RETOMADA DAS ATIVIDADES

“Mas também estamos percebendo a população já bastante ociosa para retomar as suas atividades normais e econômicas, de um lado nós estamos fortalecendo o isolamento sexta, sábado e domingo e por outro lado nós estamos retomando as atividades econômicas através de um plano que prevê um retorno responsável daqueles setores com maior segurança e maior capacidade de geração de emprego e renda, então iniciamos a primeira etapa. Na semana passada houve certa incompreensão da população já que quando a gente fala em retomada das atividades graduais parece que todo mundo acha que pode voltar, principalmente no Centro então tivemos uma aglomeração com o funcionamento clandestino do comércio. A Guarda Municipal intensificou a fiscalização e nós tomamos atitude para colocar empecilho no funcionamento desse comercio”, afirmou o prefeito.

Digiqole ad

Matérias relacionadas