Hospitais em Teresina vão usar máscaras de mergulho para evitar intubação

 Hospitais em Teresina vão usar máscaras de mergulho para evitar intubação

Máscaras de mergulho vão auxiliar no tratamento de pacientes internados com Covid-19 em Teresina. Os equipamentos serão utilizados em pacientes com dificuldade respiratória e ajudam a evitar o invasivo procedimento de intubação, além de reduzir o risco de propagação do coronavírus pelo ar.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu 50 máscaras de mergulho que serão disponibilizadas no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), hospitais de campanha e Unidade de Pronto Atendimento (UPAs).

“Esses dispositivos, utilizados em conjunto com outros recursos terapêuticos, contribuem para o tratamento respiratório de pacientes que apresentam quadros leves a moderados da Covid-19. Por serem bem acoplados no rosto do paciente, o escape de ar é mínimo, proporcionando o máximo de aproveitamento da terapia ventilatória e o mínimo de risco de contaminação do ambiente pelo coronavírus”, afirma a gerente de fisioterapia do HUT, Danila Vieira.

Ela ressalta que as máscaras também serão usadas no momento de pós extubação, em que o tubo é retirado da traqueia, prevenindo complicações que podem resultar em nova intubação.

“Cerca de 17% dos pacientes que já foram intubados apresentam complicações respiratórias e precisam novamente de intubação. Então, os novos dispositivos que conseguimos devem ajudar a diminuir essa taxa”.

O diretor geral do HUT, Rodrigo Martins, explica que esses equipamentos são seguros, eficazes e têm apresentado bons resultados em outras capitais brasileiras.

“A nossa gerência de fisioterapia solicitou a doação das máscaras e o pedido foi prontamente atendido pelo projeto Motirõ, que reúne engenheiros e profissionais de saúde. É mais um recurso no enfrentamento contra o coronavírus, sem custos, que também vai ajudar pacientes de outros hospitais da Prefeitura”, destacou Rodrigo Martins.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

 

 

Digiqole ad

Matérias relacionadas