Expectativa entre os segurados do INSS no Ceará sobre prova de vida digital

 Expectativa entre os segurados do INSS no Ceará sobre prova de vida digital

Os cearense que aguardam o momento pela realizar a prova de vida de forma presencial no INSS agora tem uma novidade. A instituição vai começar a realizar a prova de vida de seus beneficiários pelo celular, de maneira digital. De acordo com informações dadas pelo presidente do órgão, Leonardo Rolim, Estadão/Broadcast, o projeto-piloto deve iniciar ainda em maio deste ano com 550 mil beneficiários de todo o Brasil.

Nesse momento, o foco do piloto são as pessoas que deveriam ter feito a prova de vida logo antes da suspensão da exigência, em meados de março, por causa da pandemia do novo coronavírus. Ou seja, beneficiários que fizeram aniversário em janeiro ou fevereiro, por exemplo. O ponto de partida do projeto vai incluir cerca de 1,5% dos 36 milhões de beneficiários do INSS.

Diante de um momento de pandemia e isolamento social, o presidente da instituição destaca que o objetivo da ferramenta é minimizar ao máximo a necessidade das pessoas irem ao banco ou à agência do INSS para fazer prova de vida. O órgão ainda está decidindo como fará a notificação dos beneficiários elegíveis para dar início ao projeto.

Para quem já tem carteira de motorista ou título de eleitor digital, o mecanismo será feito por meio de reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular. De acordo com Rolim, o INSS pretende no futuro, incorporar o uso da biometria por meio da chamada “digital viva”.

Digiqole ad

Matérias relacionadas